terça-feira, 9 de agosto de 2016

Teoria da conspiração religiosa

Pelo menos uma vez por ano eu lembro que tenho um blog e que é bom escrever. Talvez porque eu deixe para escrever somente em alguns momentos onde o Brainstorm é inevitável.

Pensando sobre a situação que tenho visto em nosso país penso se não está se formando uma teoria da conspiração religiosa e por religiosa aqui não me refiro necessariamente à uma igreja.
Ver que até na política é preciso ter uma religião me mostra o quanto nós estamos afundados em conspirações e em profunda falta do fé. Se você votou na Dilma você está de um lado, se votou no PSDB é um coxinha que não aceita as minorias, mas a conspiração reside que na verdade o que se vê é que todos estão no mesmo lado: a defesa de seus próprios interesses. Comparo à religiosidade porque cresci vendo religiões se debatendo para ver quem "ganhava" mais "almas". Hoje é quem ganha mais adeptos para defender seu pequeno manifesto partidarista, o qual só quer beneficiar aos seus interesses em detrimento dos outros seres humanos. Não se luta por um ideal comum, tal qual o "american way of life", nem se espera mais por um superman ou um capitão américa que salvarão o dia.
A fantasia é achar que a política defende, realmente, o todo de uma população. E a conspiração é achar que há uma grande massa de manobra por detrás de todos estes acontecimentos e que vai determinar os futuros acontecimentos de uma nação inteira.
Quanto mais juntamos pontos de vista e fatos sobre a nossa realidade, maior é a chance de acabarmos descobrindo uma teoria da conspiração, da qual você não faz parte. É como se o mundo inteiro estivesse girando, mas você está apenas olhando em perspectiva porque não foi selecionado para fazer parte desta manobra.
Na religiosidade humana há espaço para muitas teorias de conspiração também.
Mas, para ser bem sincero, no fim é isto tudo é só uma teoria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário