quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

esse insensato coração...


O ser humano é a única criatura que pode pensar, que pode raciocinar, conforme Deus o criou.

Desde então o homem sempre dedica seu tempo à buscar várias coisas, de acordo com o que está na sua mente ou no seu coração. Às vezes, sem diferenciar razão e emoção.

E por buscar de acordo com vontades momentâneas, no ímpeto acaba se tornando insensato.

No AT temos exemplos de onde este ímpeto ocorre: Em Gn 27:41, depois de Jacó ter enganado seu pai para conquistar a benção, seu irmão Esaú ficou com grande ódio no coração e disse a si mesmo: “Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.”

Quem nunca esbravejou? Ou ficou chateado, magoado? O homem é falho, (nasci no pecado, no pecado fui concebido, como disse o salmista Sl 51:5), mas não pode é deixar se levar pela ira. “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tiago 1:19

Estamos passando por um momento delicado em nosso país, principalmente no sudeste, onde as enchentes tem causado centenas de mortes. Existem pessoas que estão preocupadas em ajudar os sobreviventes, em conseguir doações. Outras procuram culpados, jogam a responsabilidade para os governantes, e ficam somente reclamando. E outros, a grande maioria, tem acompanhado como mais uma mera notícia nos jornais.

O que há no coração de cada pessoa dessas? O que há em nossos corações?

Acompanhando os noticiários e os sites de notícia pude perceber que as “enchentes do sudeste” não são prioridade, não tem muita importância. Talvez porque dizem que brasileiro é um povo alegre, que só pensa em festa. Não quer saber de tragédias. Mas elas acontecem o tempo todo.

É triste ver que tantas pessoas morreram, mas fica uma dúvida principal em minha cabeça: os seu corações estavam vazios? Ou será que Jesus já habitava dentro deles? Isto só Deus sabe, literalmente.

E nós, aqui, podemos dizer que estamos preenchidos pela paz de Cristo? Ou ainda temos um coração insensato?

Essa novela, com esse nome, veio num momento muito turbulento. Provavelmente vai ser mais uma trama onde haverá um triângulo amoroso, problemas familiares não resolvidos, violência, homossexualismo, entre tantas outras péssimas influências para a família cristã, para a própria igreja. Pois é contra tudo o que a palavra nos ensina.

O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio. Provérbios 12:15

É provável que haja uma linha de influência para agirmos de maneira insensata, imprudente.

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1:21

e isto ainda vai longe...

vamos fazer um teste: 17 pessoas, trancadas em uma casa cenográfica, homens, mulheres, homossexuais e um provável transexual confabulando entre si em busca de um prêmio de 1,5milhão de reais. Quem aqui sabe do que estou falando?

É. mais um campeão de audiência, e mais um campeão em influenciar para que tenhamos um coração insensato.

Não vou nem me estender no quesito “Big Brother”, mas este é um programa que sempre está na boca do povo. E boca fala do que está cheio o que? Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Mateus 12:34 .

e no intervalo comercial mais uma manchete de tragédia no jornal das 8, com ênfase para a matéria seguinte: qual a moda outono/inverno?

Todos recebemos, diariamente, muita informação, sobre muita coisa. Desde o bate papo com o vizinho até os veículos de imprensa. E o que fazemos com tudo isto? Simplesmente ouvimos, guardamos, ou praticamos?

Deixando a TV um pouco de lado, e os nossos planos pessoais. Isso mesmo, falamos no que recebemos de informação, mas o que está de dentro pra fora? O que planejamos em nosso interior? Será que isto nos torna insensatos?

Planejamos viver, trabalhar, cuidar da casa, da família, passear, comprar um carro, tirar férias, e por aí vai. Se não pensarmos que Deus está acima de tudo somos insensatos.

Podemos assistir TV, mas se isto nos afasta de Deus é melhor desligá-la um pouco.

Podemos nos preocupar com as tragédias e buscar ajudar os necessitados, afinal a fé sem obras é morta. Mas não esqueçamos que mesmo assim, Deus está acima de tudo.


Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Provérbios 3:1


Não deixe de ler: Pv 16:1-7


"Deixo-vos a paz. a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá..." Jo 14:27

E aí, continuaremos sendo insensatos ou nos deixaremos guiar pelo Espírito Santo?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

e mais um ano começando...

.. e eu pro blog voltando. rss

2011 já tem 11 dias e muita expectativa pela frente.
Maaaasss, vou voltar um pouco numa breve retrospectiva:
- Em dezembro passei no vestibular e em breve ingressarei na faculdade de teologia.
- Parabéns ao Figueira!! de volta à elite do futebol brasileiro.
- O cd será independente, e vai demorar mais tempo que o previsto, mas é por uma boa causa. =D
- Finalmente, férias!!! Oh Glória, eu estava mesmo precisando.
- Vou sentir saudades dos meus alunos, de todos eles. Em 2010 criamos verdadeiras amizades.
- Os desafios não páram, mas vou seguindo conforme a vontade de Deus.

Agora sim, vamos falar de 2011.

Já comecei o ano em cima da moto, hehehehe. Vai ser um ano bem movimentado, principalmente porque a faculdade é longe e vou precisar voltar de vez em quando.
De maneira geral, está começando um ano preparatório, principalmente para o ministério pastoral ao qual tenho sido chamado.

E é isso, mas tarde eu posto a última pregação que dei no culto e semana que vem tem outra.

abrass